Termos Técnicos Tênis

Termos Técnicos
Existe no tênis uma linguagem única e exclusiva, diferente da maioria dos esportes (sejam eles coletivos ou individuais). Aqui colocamos a sua disposiçao algumas das palavras mais utilizadas durante uma partida de tênis:
Ace: Ponto realizado através de um saque eficiente – muito bem colocado ou com muita forca- onde o adversário nao consegue devolver a bola na tentativa de resposta.
Approach:  Aproximaçao do tenista a rede (próximo ao T da quadra) para tentar um voleio.
Backhand: Devoluçao de direita (no caso de canhotos), ou esquerda (destros), que é feita com as costas da mao viradas para a frente.
Break: Fato de ganhar o game na qual o adversário sacou.
Break point: Ponto que pode resultar na quebra de saque do oponente.
Deuce: Igualdade no placar de um game quando atinge-se 40/40.
Drive: Qualquer devoluçao feita do fundo da quadra.
Drop shot: Conhecida como ‘deixadinha’, onde o tenista golpeia a bola com efeito lateral (sidespin) ou cortado (underspin), com a intençao de fazer a bola cair próxima a rede do lado adversário.
Grand Willy: É uma jogada feita no tênis na qual o jogador rebate uma bola por entre as pernas e virado de costas à quadra do adversário. Essa jogada leva esse nome em homenagem ao tenista argentino Guillermo Villas (apelidado de Willy), que criou e executou a mesma pela primeira vez nos anos 70.
Fault: Erro no saque, sendo que dois erros consecutivos resultam na ‘double fault’ e ponto para o adversário.
Forehand: Devoluçao de direita (destros) e esquerda (canhotos), que é feita com a palma da mao virada para fora.
Lob: Movimento utilizado tanto de maneira defensiva quanto ofensiva, onde o jogador acerta a bola alta e no fundo da quadra do oponente para entrar em melhor posiçao de defesa ou ganhar o ponto encobrindo o adversário.
Match point: Ponto que pode encerrar a partida.
Net: Quando a bola toca a fita da rede e cai dentro da área de saque, o que resulta em um novo promeiro saque ou segundo serviço.
Overhead: Movimento feito por sobre a cabeça depois da bola ter tocado a quadra.
Passing Shot: Devoluçao em que o jogador consegue jogar a bola fora do alcance do adversário que está na rede.
Point: Ponto realizado. São contados da seguinte maneira: 0, 15, 30, 40, quando se faz o ponto depois do 40 ponto, o jogador tem um “game” fechado.
 
Set: Faz parte da contagem do tênis, sendo que o vencedor precisa atingir seis games, desde que tenha dois de diferença. Existem jogos em melhor de três ou cinco sets.
Set point: Ponto que pode encerrar o set.
Smash: Movimento realizado por sobre a cabeça, executado em bolas altas do adversário.
Slice: Golpe feito com a raquete praticamente na horizontal, pode ser utilizado para fazer uma aproximaçao a rede ou quebrar o ritmo do oponente.
 
Topspin: Golpe realizado com efeito, na qual a bola passsa alta sobre a rede para em seguida cair bruscamente na quadra adversária.
 
Vantagem: Ponto que desempata o placar de igualdade (40/40 ou deuce), sendo que o ponto seguinte pode concluir o game.
 
Volley: Golpear a bola antes que ela toque na quadra, muito utilizado próximo a rede.
 
Winner: Bola lançada em um lugar indefensável para o adversário.